quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Semana da Cultura Científica - 21 a 25 de novembro


De modo a assinalar o Dia Mundial da Cultura Científica, a BE/CRE e o grupo de recrutamento 520 da ESP promoveram algumas atividades das quais se destaca a exposição que é constituída pelas temáticas a seguir discriminadas.
“A Ponta do Trovão em pósteres científicos” - o Museu Municipal e a Câmara Municipal de Peniche disponibilizaram o conjunto de artigos científicos, sobre a Ponta do Trovão, que estiveram expostos aquando da cerimónia da colocação do prego dourado em julho passado.

No âmbito dos conteúdos da disciplina de Biologia e Geologia foi solicitada aos alunos a realização de trabalhos associados à evolução do conhecimento científico.






Assim, no 10.º ano, no contexto da componente de Geologia apresenta-se “A Terra e o espaço em maquetes”. No 11.º ano, os alunos elaboraram pósteres sobre a vida e obra de investigadores que contribuíram para o avanço do conhecimento científico que está na base dos conteúdos da Biologia deste ano de escolaridade. Estes pósteres foram apresentados pelos seus autores em sessão pública, naBiblioteca da escola, no dia 24 de novembro, pelas 10:05h, revelando muita imaginação e capacidade de dramatização.

Ainda esteve também patente a exposição "O BI dos planetas". Estes trabalhos, realizados pelos alunos do 10.º CT1 visaram divulgar caraterísticas dos planetas e desenvolver competências de pesquisa, de seleção e síntese de informação.













Decorreu, no dia 21 de Novembro, no âmbito da Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, a actividade “Laboratório Aberto” dinamizada pela turma CT3 do 11º Ano, na disciplina de Biologia e Geologia.
Três turmas de 9º ano da escola EB2,3 D. Luís de Ataíde, acompanhadas pelos seus professores, foram recebidas pelos alunos do 11º CT3 que com eles realizaram as seguintes atividades:
- Extração de DNA de células vegetais;
- Extração de pigmentos fotossintéticos;
- Estudo morfológico da flor.



As atividades decorreram de forma dinâmica e interativa revelando os alunos dinamizadores e os alunos “visitantes” grande entusiasmo.
Foi desta forma que a professora Ângela Cunha e os seus alunos comemoraram o Dia Nacional da Cultura Científica, que é assinalado a 24 de Novembro e foi instituído em 1997 para comemorar o nascimento do cientista Rómulo de Carvalho e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência.

Também no dia 22, foi projetado o filme: "Jogo de Imitação" para as turmas dos cursos profissionais de Multimédia, baseado num caso de descodificação verídico passado na 2.ª Guerra Mundial.

Finalmente, no dia 25, pelas 10:05, os alunos dos cursos profissionais de Turismo e de Comércio e Ciências e Tecnologias assistiram ao colóquio: "Vem conhecer Teresa Mouga - Cultura Científica e sustentabilidade", que nos alertou para o facto de consumirmos mais do devemos, apresentando simultaneamente alguns desafios inteligentes e sustentáveis, passando pelo desenvolvimento de uma economia circular. A mensagem fundamental foi sublinhada enfaticamente: cada um de nós pode começar a fazer a fazer a diferença, reduzindo o consumo!





















Foi uma semana repleta de conhecimento científico aliada a expressões artísticas diversas, que, mais uma vez, demonstraram que o trabalho cooperativo é altamente positivo e construtivo! Parabéns aos alunos das turmas de CT e aos professores de Biologia e Geologia pelo trabalho, empenho, criatividade e originalidade manifestados.

Sem comentários:

Enviar um comentário