quinta-feira, 16 de março de 2017

Semana da leitura: "O prazer de ler"

A Semana da Leitura, subordinada ao tema “O prazer de ler”, iniciou-se no dia 3 de março com a atividade “Rostos da escrita: à conversa com o escritor Nuno Camarneiro”, o qual destacou o seu percurso de vida e o seu interesse pela leitura e pela curiosidade científica, referindo ”os livros são uma forma de viver o que não podemos viver na realidade”, salientando ainda que “ a escrita torna mais leve a angústia.” Escreveu também para o cinema, teatro, jogos para computadores e traduziu o livro da Ciência. Revelou que está a pensar seriamente em dedicar-se exclusivamente à escrita, apesar do seu profundo interesse pela engenharia física.

No dia 6, foi inaugurada a exposição “Não ao suicídio nuclear” da Associação Patrimonium, no âmbito da semana da comemoração dos seus vinte anos de existência. Nesta sessão, destacou-se o papel da imprensa na sensibilização e mobilização da população de Ferrel para a defesa do meio ambiente, numa das que foi considerada a primeira manifestação ecológica do país. Por outro lado, foi feita a ligação entre esse movimento de contestação e a literatura oral do concelho, tendo uma aluna lido A lenda das sereias, recolhida por Mariano Calado.

Ainda no dia 6 replicou-se a atividade “Rostos da escrita”, desta vez com o escritor Marco Neves, antigo aluno da escola, que confessou ter desenvolvido desde cedo a “pancada das línguas”. O prazer de ler, bem como o gosto pela palavra, utilizada de forma apropriada nos diversos contextos, foram alguns dos temas abordados. Este estudioso da língua mostra uma flexibilidade e abertura face aos diferentes registos linguísticos e assume o erro como uma forma de aprendizagem.

Nos dias 8, 9 e 10, realizou-se a “Leitura por Cordas” em parceria com a Eco-escolas, a EpS e a Escola Básica do Alemão. Esta atividade destinou-se a públicos diferenciados: pessoal docente e não docente, alunos do 11º CT1 e 50 alunos do ensino pré-escolar e do ensino básico. Foram lidos expressivamente vários textos narrativos alusivos às temáticas do meio ambiente e da saúde e foi lançado o desafio de representar numa ilustração os excertos ouvidos. A sessão foi animada pelo clube de música e pela declamação de textos poéticos, terminando num momento de lanche-convívio.
As atividades do dia 10 iniciaram-se às 10:05 com “O Mundo em Peniche”, que deu a voz aos nossos alunos imigrantes e às suas origens (Argélia, Moçambique, Brasil, Guiné-Bissau e Itália), prolongaram-se durante a tarde e terminaram às 20 horas com o Sarau Cultural.

Este destinou-se a toda a comunidade educativa e teve como finalidade mostrar os talentos dos alunos nas várias expressões artísticas, desde a declamação de poesia, à música e ao canto, passando pela dança. Esta atividade envolveu alunos de uma grande parte das turmas da escola, destacando-se o clube de leitura, o clube de música, o clube de rádio, o 1.º CPM e o 2.º SEC. Todos mostraram empenho e entusiasmo, incluindo os apresentadores que brilharam na arte de comunicar.

A equipa da BE/CRE agradece e dá os parabéns a todos aqueles que participaram em todas as atividades desenvolvidas ao longo da semana da leitura!
Veja aqui o vídeo síntese das atividades
https://drive.google.com/a/espeniche.pt/file/d/0B2SHNrDtDbBaREVnVElpNG13NmM/view?usp=sharing

Sem comentários:

Enviar um comentário